Comunicação é puro altruísmo
Você sabe com quem está falando? É uma pergunta recorrente para mostrar até certa arrogância, a famosa carteirada. Mas, o ponto, aqui, é se, de fato, estamos prestando atenção ao outro. E, antes que se pense que o outro é algo distante, falo do seu colega de trabalho, sentado à sua frente. Do porteiro do seu prédio. Da moça que te entrega o pão todos os dias. Do seu vizinho.
Museu da Empatia: os participantes são convidados a calçar outros sapatosDas pessoas
que moram com você. Então, no lugar de ficar olhando aí só para baixo, na
direção do seu aparelho celular, olhe nos olhos de quem está aí do seu lado.
Há coisas que mudam o tempo todo. Em Comunicação, não é
diferente. Lembro de domingos folheando páginas e páginas de jornais impressos.
Hoje, a leitura é sobretudo digital. Sem falar no mundo dos GPS, laptops, chatGPTs
da vida. É inegável que a tecnologia muda a forma de a gente se comunicar. Mas,
e a essência?
Ah, essa aí não muda. Mesmo em um mundo mais veloz, com
tendências mudando em menos de seis meses. Olhar para o seu entorno, para a sua
audiência, é algo mandatório. Saber que uma região tem a rádio comunitária como
principal fonte de informação vai fazer você ser mais assertivo. Entender que um
amigo seu odeia mensagens de áudio vai lhe ajudar a se comunicar com ele
telefonando. O outro lado só vai ter agradecimentos.
Porque vai ficar explícito que você se preocupou em passar a mensagem da forma
que é mais confortável – não para si mesmo – mas, para o outro. Isso se chama
respeito. Também é empatia.
Só temos a ganhar com boas conversas. Nossas caixas de
e-mails já estão lotadas demais. É preciso ter contexto. É fundamental ser algo
que faça a diferença. Do contrário, vai para a caixa de lixo. É preciso se
dedicar. Relacionamentos são construídos dessa forma. Um entendendo o outro.
É por essas e outras que cada vez mais convicta fico de que
comunicação é um ato de altruísmo. Há um monte de coisas que queremos dizer.
Mas, há várias outras pessoas que também querem dizer outras milhares de
mensagens.
Entender isso já vai fazer você saber o seu lugar na fila do
pão e do pacote de bolachas.
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