A mediação ensina sobre como se comunicar

Ganha-ganha ou 'olho por olho, dente por dente'? Acertou quem optou em todos vencedores em um debate. Assim, surgiu a mediação, hoje comum na esfera jurídica, mas também encontrada em âmbitos empresariais e familiares. 

O ato de mediar já era encontrado há muitos séculos. Na Grécia, os cidadãos mais A conciliação entre indivíduos opostos em uma sociedade, o todo. Os mais respeitados cidadãos eram escolhidos para mediar situações. Não há como não mencionar Aristóteles. O grande filósofo definiu “a justiça corretiva seria o intermediário entre a perda e o ganho”.  Aqui, ele define a própria mediação, em que uma terceira pessoa, como forma de resolver conflitos. Já na cultura islâmica, a Sharia, lei islâmica, recomenda uma solução amigável em prol de acordos que satisfaçam todas as partes. No Japão, na época feudal, os hozonkai eram utilizados para dirimir conflitos nas comunidades locais. 

Vem de longe, mas poucos conhecem as técnicas de comunicação encontradas em uma mediação. Com o objetivo de se buscar o melhor para todos, quem media a conversa utiliza e muito a comunicação.



O ambiente. A gentileza de preparar um local que deixa as pessoas confortáveis facilita a comunicação entre elas. Luz e temperatura adequadas, um simples copo de água, um café. Tudo é acolhimento. 

O tom de voz. Há quem goste de vencer uma discussão com o grito. Justamente a voz doce e acolhedora é que realmente vence e torna a comunicação mais rica.

A escuta. O calado vence. É o dito popular. Ao escutar com empatia, estando realmente presente ao ouvir. É transmitir aos outros que você respeita, acolhe, presta atenção. O gesto comunica demais. Muitas vezes, nada dizer fala mais do que não fechar a boca.

Contextualização. Jornalistas e comunicadores em geral são treinados para contar histórias de uma forma que fique mais simples a todos. É separar emoções, de certa forma. E dar luz à situação. Isso requer saber traduzir sem alterar o sentido.

A comunicação é algo enraizado em nossas vidas. Na mediação, não é diferente. Se você precisa de um terceiro para resolver alguma pendenga, não há mal nisso.  Não deixa de ser uma busca para que você e o outro saiam de uma conversa com o sentimento de vencedores.  E a comunicação está lá, presente, em todo o percurso. 


Comentários

Postagens mais visitadas