2018 não foi um ano para os fortes. E os fracos tiveram de se virar. Foi tsunami para todos os lados. Mas foi um ano que o "salve-se quem puder" ensinou muito. Inclusive a se libertar. Porque, quando, literalmente, a pressão vem, e a água está já na altura do pescoço, ou você cresce ou você cresce.

E aí você descobre que entre as bolhas sociais, não dá para agradar gregos, troianos e baianos. Isso, você já sabia. Mas, é de paz, não quer criar conflitos. Então, você se ajeita como pode. A boa notícia quando se quer o melhor para todos é que é mais legal. Sem dúvida. Você se sente bem, as pessoas idem. É muito bom ser conciliador.

Agora, vamos à má notícia. Você toma porrada. Porque você nunca vai satisfazer a todos. Você, ao exagerar na dose da conciliação, pode ter efeitos colaterais severos: engolir sapos faz mal à saúde. Literalmente.

Aí, você precisa de ajuda. "É impossível ser feliz sozinho", já dizia Tom Jobim. Você percebe que não está só. Tem gente ao seu redor. E, permita-me confessar que creio em Deus. Deus é o maior e melhor parceiro do mundo. E pra quem não acredita, eu suponho que se tenha alguém ou algo. Natureza, Universo, melhor amigo (a), eu interior, o que vier.

E percebe que pra ser feliz é importante que o outro esteja feliz. Mas, é importante ser feliz também. Então, ser feliz é vez por outra apertar a tecla "D" (dane-se!). A "F" eu deixo para a interpretação de vocês.  Claro, pisar nos outros não está nos planos. De alguns, sabemos que, infelizmente, sim. Mas não deveria estar.

Mas, voltando aos casos das teclas "D" e "F", quando você percebe que não vai prejudicar ninguém, diga "não". Porque, por mais egoísta que pareça, isso pode significar crescimento pro outro lado. É claro que vão falar. "Nossa, enlouqueceu". "Está andando em más companhias".  Acostumar os outros a essa nova postura não é muito fácil. Mas, é possível.

O que a gente aprende, no fim das contas, é que pra fazermos os outros felizes, pra sermos bons profissionais, bons amigos, para termos bons relacionamentos, a felicidade precisa vir de dentro de nós. E isso não é egoísmo. Isso significa amor próprio.

Então, só de vez em quando, é bom tirar a capa de super-homem /mulher-maravilha e apertar duas consoantes, que você já aprendeu com esse texto.

Feliz 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas