A verdade - só sei que nada sei



A verdade é que você nasce com a verdade.

Mas, você acaba se perdendo na pseudoverdade.

Porque é mais palpável ter do que ser. Porque é tentador. Porque é poder. Porque, às vezes, é conveniente. Porque, por alguns momentos, traz alívio aparente.

Só que é aí que mora a verdade. É por pouco tempo. Afinal, a mentira – a oponente – tem pernas curtas. Sim, sua avó sempre disse verdades básicas e para a vida. Você é que achou que ela era caduca demais. Só que agora, na verdade, você repete a frase como se fosse a constatação mais normal do mundo.

É duro dizer a verdade. Às vezes, paga-se caro por dizê-las. E, muitas vezes, custa quase o seu rim o fato de omiti-las.

Mas, tem o seu lado bom. Muito bom. É o olhar nos olhos, a tranquilidade, a referência de claridade. É luz. É vida. Mentir dá agonia. Não para alguns. Talvez não para muitos. Mente que nem sente. Já vi isso de perto. Aliás, fica tão normal que vira verdade.

Sair desse emaranhado é uma opção. Para os fortes. Porque a maioria que está ao seu lado vai dizer que não.

Para quê comprar essa briga, se todo mundo faz?

Uma voz trêmula, no seu interior, sobrevive e fala, mesmo que de forma bem fraca: volta pra mim. Volta pra sua alma, volta pra sua verdade. Volta pra casa, vai.

Afinal, você experimentou tudo. Já viveu, já sorriu, já comemorou, já se frustrou e jurou nunca mais usar esse tipo de droga.  Porque pseudoverdade dá sucesso, é enebriante.  É aquele, momentâneo, mas é aquele. Que você coleciona, pendura na parede e causa inveja.

Pena que é com certa idade que a gente enxerga o que vale à pena de verdade. Os pés no chão, na areia, descalços, pouca roupa e muita verdade. Muito carinho, muitos abraços, muitas conversas simples e honestas. Sem corre-corre, sem engolir, aquela vibe onde tudo se encaixa, onde tudo flui.

Porque, de verdade, a gente só conhece o meio de alguma coisa se sabemos onde ficam os extremos.

Mas vale seguir caminhando. Uma hora o equilíbrio chega. De verdade.


Comentários

Postagens mais visitadas