A partida

Hoje, ela se foi. Na hora do almoço, dormindo. Já não comia - coisa que adorava fazer. Já não via tanta graça nas coisas. Aos 95 anos, com Alzheimer. 

Mas eu não quero pensar nela desse jeito. Em maio desse ano, planejei uma viagem com marido, filho e mãe para visitá-la. Revi os padrinhos e o primo. Foi um encontro bom. Ela estava no hospital. Mas foram duas tardes interessantes. Ela me reconhecia quando eu dizia para ela quem eu era. Nunca esquecerei aquele sorriso. Junto com o enfermeiro, rimos juntas. Pois nosso plano era ela receber alta para ver moços bonitos na orla de Salvador. A companheira de quarto a entregou, relatando seus planos de fuga no dia anterior. Era só o médico sair do quarto, e ela já vinha com as ideias para o enfermeiro: 
- Anda, arruma as coisas. Vamos correr.

Rimos ainda mais.

Depois que voltei pra São Paulo, ela foi pra UTI. Guerreira que só, saiu do hospital, mas nunca mais seria a mesma. Descansou.
Eu fico aqui, com a lembrança dos pães doces. Da moela ensopada que ela me ensinou a gostar. De vê-la no fogão, seja em casa, seja ajudando o meu avô no pequeno negócio que tinham em Teresópolis - uma lanchonete. Quantas coxinhas eu a vi fazer. 

Lembro também das polêmicas. O gênio da senhora era forte. E minha avó não era de levar desaforo pra casa. Falava. Falava muito. Falava demais. Já brigamos. Já fomos família. Já vimos os defeitos uns dos outros.

O que mais eu vou lembrar foi no momento que eu mais precisei, que menos todo mundo sabia o que eu tinha, foi ela que me apresentou um caminho, que sigo até hoje. Do jeito guerreiro dela, me puxando pelo braço e me levando a melhorar.

Hoje, ela resolveu descansar. Foi se encontrar com o meu avô e o meu pai. Provavelmente vai ter galinha ensopada lá em cima. 

Não me arrependo nem um pouco de ter feito um super esforço para vê-la num fim de semana curto, em maio. Valeu à pena. Foi a nossa despedida.

Vai, vó. Vai curtir o céu. Vai ver os moços bonitos. Vai fazer o seu pão doce.

Beijos.




Comentários

Postagens mais visitadas