Frases por aí

O jornalismo é uma lição de humildade. Porque se há uma coisa que um jornalista tem certeza quando ele recebe uma pauta, é que ele vai precisar de outros para transformá-la em notícia. Ele vai ter que contar sobre um crime que  não presenciou ou falar sobre uma decisão governamental que não tomou.

Esse raciocínio não é meu. É da Vera Brandimarte, do Valor Econômico. Achei perfeito, porque por anos eu fiquei tentando explicar para mim mesma o motivo de eu gostar de tanta gente e tanto de gente. É por isso. Em meio a milhares de diálogos, por vezes uma frase, um sorriso, um ataque de fúria inesperado, uma notícia –algo inexplicavelmente se destaca. E olha que, ultimamente, esse destaque não é fácil. São milhares de informações invadindo o tempo todo mente, coração, alma, rotina, projeto de simplesmente encerrar o dia.

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Dia desses ouvi algo que me fez parar. “Eu nunca estou satisfeito com nada”. Mesmo dentro de um contexto, é impactante. Tal frase me levou a uma reflexão do que significa ser grato pelo que se tem, que insatisfação é necessária para ir para frente, mas desnecessária e nociva quando ela é 100%. Porque se não somos gratos pelo que temos, não vamos sequer saber o que fazer com o que conquistarmos. Valeu, frase.

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Em um outro momento, acompanhava a entrevista de uma alta executiva. Durante a entrevista, ela dizia que nem sempre tudo tem a ver com você. Muitas vezes. é tudo com o outro. Mesmo. Outra frase e lá fui eu viajar pela terapia provocada por uma oração de outro contexto, mas cujo recorte me relembrou exemplos recentes. Nem sempre vão gostar da gente. E nem sempre é isso que importa. No finalzinho do dia, o que vale, mesmo, são os seus – amigos, parentes, colegas – quem realmente vai ser sincero, fino e elegante com você.

Nossa, às vezes passamos a vida inteira tentando agradar. E, simplesmente, não vale o esforço.

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
No final do dia, o que eu quero mesmo é encontrar o sorriso do meu filho. Ouvir a voz do marido. E ter boas notícias dos amigos, da família. É saber que de algum jeito o dia foi bom. Que houve algum acerto. E que o desacerto serviu para alguma coisa.


Comentários

Postagens mais visitadas